Há uns anos atrás quando me envolvi com uma pessoa nem sempre me dei conta de algumas das suas caraterísticas nocivas. Estava envolvida emocionalmente e acabei por ignorar alguns sinais que sempre estiveram presentes desde o início.
Algumas das situações que rodeavam a violência psicológica eram frases de enfraquecer a autoconfiança, de ferir a dignidade humana, implantar o medo e a desconfiança.
Com o passar do tempo dei conta que estava num relacionamento recheado de discussões e controlo mas mesmo assim, até colocar um ponto final, sentia alguma coisa que me prendia naquela pessoa.
O que é uma relação tóxica?
Qualquer relacionamento onde não se apoiam mutuamente, há conflito, desrespeito e falta de coesão estamos perante uma relação tóxica.
Enquanto um relacionamento saudável contribui para a nossa autoestima e energia emocional, num relacionamento tóxico é o oposto.
Relacionamento tóxicos, podem existir em todo lado, dentro de relacionamentos familiares, profissionais e sociais.
Ciclo de uma relação tóxica:
- Agressões verbais, crises de ciúmes e ameaças
As críticas naturais surgem, acontecem, mas quando são em demasia aí tornam uma relação tóxica. Para algumas pessoas o ciúme é um bom sinal, significa proteção e amor. O ciúme para mim indica falta de confiança, é difícil manter uma relação sem confiança, mas lembra-te que tens a liberdade de ser quem és.
As ameaças são um clássico deste tipo e relação. Para alimentar a carência, inconscientemente há a necessidade de procurar parceiros que possam controlar. Sempre que o outro está insatisfeito ameaça acabar o relacionamento e isso acontece porque ele sabe que vais implorar para que ele não vá embora.
- Descontrole total – agressões físicas ou psicológicas
Os sinais de violência psicológica são mais difíceis de interpretar. Geralmente quem sofre deste tipo de violência, mesmo que tenha uma boa vida, sente-se infeliz e costuma ficar triste sem saber porquê. As agressões psicológicas podem passar por: ameaças, humilhação, manipulação, insultos, ridicularização e distorção de factos.
- Arrependimento, juras de amor e promessas.
Há discussões que geram arrependimento: juram e prometem que não voltará a acontecer.
Nós desculpamos e continuamos no ciclo.
As pessoas que atuam com a violência precisam de ter a certeza de a pessoa não vai sair do seu domínio.
Alguns sinais que podes sentir neste tipo de relação:
- Dás mais do que recebes, isso faz-te sentir desvalorizado;
- Sentes sempre faltas de respeito e que as tuas necessidades não estão a ser compreendidas;
- A autoestima já não é a mesma;
- Sentes-te sem apoio, incompreendido, rebaixado e atacado;
- Ficas deprimido, cansado e com raiva quando falas com a outra pessoa;
- Não estás no teu melhor quando estás perto da pessoa;
- Sentes-te sempre culpado.
Relacionamento Tóxico VS Relação Saudável
É importante observar quais os comportamentos que estão mais presentes no relacionamento antes de determinar que existe toxicidade. Noutras palavras, se um ou ambos são constantemente egoístas, desrespeitosos, negativos podem estar a criar uma relação tóxica. É importante reconhecer os sinais tanto em ti como na outra pessoa.
Comportamento Tóxico
- Inseguro
- Ciumento
- Negativo
- Egocêntrico
- Egoísta
- Crítico
- Desconfiando
- Abusivo
- Desrespeitoso
Comportamento saudável:
- Seguro
- Amoroso
- Positivo
- Altruísta
- Inspirador
- Confiável
- Respeitoso
Se estás a lidar com uma relação tóxica foca-te no teu bem-estar e sobretudo na tua saúde mental. Se estás com alguém que absorve a tua energia e felicidade, remove-a da tua vida ou, pelo menos, passa menos tempo com essa pessoa.
E, se estiveres a sofrer de abusos emocionais ou físicos procura ajuda imediatamente.